Natação para corredores

Nadar e correr pode ser uma grande combinação para quem busca melhores resultados.

Corredores estão sempre buscando novos métodos para melhorar seus tempos. Cair na piscina e nadar pode ajudar e muito no aumento do desempenho.

"É uma actividade que quase não gera lesões, por não haver impacto", explica Paulo Rennó, director técnico da assessoria desportiva homônima, de São Paulo - Brasil.

"É um óptimo exercício para ser feito em paralelo à corrida", conta o treinador. "Ajuda no relaxamento muscular e na prevenção de lesões, já que fortalece a musculatura", completa.

O tratamento na água também pode auxiliar atletas em recuperação de lesões dos membros inferiores, segundo Rennó.

"Para corredores que nunca nadaram, o ideal são treinos de 20 minutos", diz o especialista. "O aumento deve ser gradativo, chegando até à uma hora de treino."Rennó dá a dica de quando nadar.

"Intercale um dia de treino de corrida com outro dia de natação." Para o treinador, nadar de duas a quatro vezes por semana é suficiente para os corredores."É importante levar em consideração qual é a intensidade do treino de corrida", lembra.

"Por exemplo: Se o atleta correu uma distância muito longa ou numa intensidade muito forte, o ideal é nadar bem leve no dia seguinte", garante.

A natação tem quatro estilos básicos: crawl, peito, costas e borboleta. De acordo com o especialista, "todos eles são óptimos para os corredores, já que cada um pode auxiliar de uma maneira diferente.

"O desporto aquático também ajuda o corredor de outras maneiras. "As capacidades motora e cognitiva do atleta são muito desenvolvidas com a corrida", conta o treinador.

Muitos corredores tem o tempo curto e não podem treinar todos os dias. "Não há problemas em correr e nadar no mesmo dia, desde que a natação seja bem leve e, preferencialmente, no estilo crawl.

"Por último, a respiração é muito importante e nadar ajuda a melhorar sua capacidade respiratória. "Ela ajuda na parte do relaxamento e concentração no momento de uma corrida" finaliza Rennó.

Fonte: www.o2porminuto.ativo.com